top of page

Equipe do GAC efetuou fiscalização junto a atividade mineraria em Jaguarari

  • Foto do escritor: CDS Itapicuru
    CDS Itapicuru
  • 6 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Consórcio do Itapicuru através da equipe do GAC – Gestão Ambiental Compartilhada, efetuou Inspeção Técnica em atendimento a solicitação de Licença Ambiental mineraria de Quartzito no povoado de Araras - Jaguarari -Bahia



No dia de hoje (06/10), quinta-feira, a equipe de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), realizou visita de Fiscalização de atividades minerarias junto a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Jaguarari. Na ocasião buscou-se monitorar o cumprimento das condicionantes atreladas a exploração de Quartzito previstas na Licença Ambiental.


As principais problemáticas em torno do monitoramento de cumprimento das condicionantes estão ligadas à falta de adequada regulamentação sobre as autoridades competentes para tal atividade, o que ocasiona falta de efetividade e de eficácia das medidas cujos fins deveriam ser a proteção do meio ambiente e, consequentemente, falta de segurança jurídica em relação à garantia das disposições contidas nas licenças ambientais emitidas, bem como do artigo 225 da Constituição Federal.


A importância de monitorar a execução das condicionantes está no fato de que ela é requisito para a emissão de Licença de Instalação e de Licença de Operação. Na prática, entretanto, esse monitoramento das condicionantes não é devidamente realizado como esperado e muitas licenças são emitidas sem que elas tenham sido integralmente atendidas, quando, na verdade, a falta de atendimento das condicionantes deveria ocasionar a suspensão ou o cancelamento dessas licenças pelo órgão ambiental.


O resultado prático é que os instrumentos que teriam como fim a preservação do meio ambiental em face de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, tornam-se desprovidos de eficácia e de efetividade, quando da análise dos efeitos deveriam ter sido alcançados.


Por fim, além dos danos ao meio ambiente que podem ser gerados pelo não atendimento das condicionantes, tem-se que desse descumprimento advém considerável prejuízo no âmbito da segurança jurídica no campo do Direito Ambiental.


GALERIA DE FOTOS:



ASCOM - Consórcio Público do Piemonte Norte Itapicuru

Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook
  • YouTube
LOGO_rodape_cds.fw.png

Rodovia, BA-131, km 01 (Entroncamento da Rodovia Lomanto Junior)

Senhor do Bonfim - BA  - CEP: 48.970-000 

E-mail: falecom@cdsitapicuru.ba.gov.br

SAC: (74) 9 9980. 8964

                                                                               CNPJ: 13.332.525/0001-76

© 2011 - 2022 Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Piemonte Itapicuru - Todos os direitos reservados

logo_ICP_Brasil.fw_.png
bottom of page